ATA
EXTRAOFICIAL (baseada na Lei Distrital nº 4.990/2012 e na Lei Federal 12.527/2011)
contendo RESUMO da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA do “Conselho do Patrimônio
Cultural de Planaltina-DF – CPCP”, realizada em 14/9/2017, em BRASÍLIA-DF, para
Publicação igualmente não oficial no endereço eletrônico do OBSERVATÓRIO DO
FÓRUM DE DEBATES DO CPCP. Às quinze
horas e vinte minutos do dia quatorze de
setembro do ano dois mil e dezessete, dentro da Sala de Reuniões da
Administração Regional de Planaltina, Brasília-DF, atendendo ao disposto na
CONVOCAÇÃO Nº: 08 de 30/8/17, assinada pelo então presidente Nilvan Vasconcelos...;
deu-se início a mais uma ASSEMBLEIA
GERAL EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PLANALTINA-DF
(CPCP). Nesse edital constava como Ordem do Dia: I): Apresentação do Relatório
Setorial do Comissário do Patrimônio Ambiental; II): Deliberação sobre os
temas tratados nos documentos protocolados ao Conselho; III): Pendências Administrativas: assinaturas das atas e termos de posse.
Antes de documentar e publicizar essa
sessão, informamos que o Direito à Informação é garantido pelo Artigo 5º-XXXIII
da Constituição da República Federativa do Brasil. DADOS PRELIMINARES: A sessão foi presidida em momentos diferentes por
Nilvan e Queti (esta se ausentou no meio da reunião devido a outro compromisso
no mesmo horário). A Comissária de Administração e Marco Legal não esteve
presente e é a ela que cabe, oficialmente, redigir atas e documentos do CPCP. Registro de Presença de Conselheiros Representantes
do Governo do Distrito Federal: Secretaria de Educação (Queti Diettrich/SEE-DF),
Administração Regional de Planaltina (Ester), Secretaria de Gestão Territorial
e Habitação (Consuelo/SEGETH); Registro
de ausências: representantes da Secretaria de Turismo e da Secretaria de
Cultura. Registro de Presença de
Conselheiros Representantes da Sociedade Civil: Mário Castro, Jaime Santos,
Associação dos Carreiros de Planaltina-DF e Entorno/ASCAPE (representada por Nilvan
Vasconcelos), Cleideomar – todos titulares; e Francisco Mendes (suplente/Sociedade
Civil). Registro de ausências de
Conselheiros da Sociedade Civil: Associação dos Amigos do Centro Histórico
de Planaltina-DF/AACHP (que é representada por Simone Macedo). Embora já
houvesse quórum, o mesmo confirmou-se também com a posse provisória do suplente
Francisco Mendes que, assim, atingiu um quórum de OITO CONSELHEIROS. Seguem as DELIBERAÇÕES APROVADAS EM
VOTAÇÃO POR ACLAMAÇÃO: 1): A
ASCAPE, representada por Nilvan Vasconcelos, entidade que presidiu o CPCP no
período entre 31/8/16 e 31/8/2017, passou, oficialmente, a Presidência para a
Secretaria de Educação do Distrito Federal, representada pela Srª. Queti, nos
termos do artigo 7º § 2º do Regimento Interno do CPCP; 2): O Comissário de Patrimônio Socioambiental, Sr. Jaime Santos,
fez a entrega oficial do seu Relatório Setorial conforme exigência regimental
(os relatórios de Patrimônio Imaterial e Material já haviam sido entregues,
respectivamente, pelos conselheiros Mário Castro e Simone Macedo, à Comissária
de Administração e Marco Legal, Srª Beatriz Couto, Representante da Secretaria
de Cultura, na Sessão de 24/8/17. Resta entregar o Relatório de Administração e
Marco Legal); 3): Deixou de ser
obrigatória a entrega do Relatório de Atividades do ano 2016 – RAA/2016 (dois mil e dezesseis)
conforme exigia o artigo 63 do Regimento citado; 4): Os três Relatórios Setoriais já entregues serão aperfeiçoados e
juntos integrarão o Relatório Anual de Atividades – RAA/2017; 5): Em meados
de outubro terá nova Assembleia Geral Extraordinária cuja pauta será votar a
Proposta de Resolução propondo um Código
Disciplinar do CPCP, apresentada pela Academia
Planaltinense de Letras, Artes e Ciências – APLAC, além de outras Propostas
que porventura forem apresentadas até a data de publicação da nova convocatória;
6): Reunião do Comitê Gestor, já
pré-agendada para dezenove de outubro próximo, votará Proposta de Resolução
apresentada, também pela APLAC, visando fixar critérios de ingresso dos Grupos
de Trabalho no Fórum de Debates do CPCP conforme consta do Regimento; 7): Assembleia Geral Ordinária, já pré-agendada
para vinte
três de novembro próximo, será destinada a aperfeiçoar e aprovar a Versão Final do Relatório Anual de
Atividades – RAA/2017; 8): Foi
aprovada por unanimidade PENA DE ADVERTÊNCIA às entidades ASCAPE e AACHP por não
terem apresentado e comprovado “estado de regularidade jurídica e fiscal”
nos termos dos Artigos 3º-II e 10 § 1º do Regimento; e caso essa regularização
não ocorra nos trinta dias imediatamente seguintes, ficou já igualmente
aprovada PENA DE SUSPENSÃO DE TRINTA DIAS
nos termos do Artigo 56-II do Regimento. Segue
a SINOPSE DO EXPEDIENTE, ENCAMINHAMENTOS e PENDÊNCIAS: 1): Foi distribuída cópias da Planilha
de Faltas dos Conselheiros; a apreciação de faltas ficou pendente; 2): Conselheiro Francisco Mendes
protocolou ofício solicitando aprovação de Pena de Advertência aos conselheiros
faltosos nos termos dos artigos 15-VI, 31 e 54 do Regimento Interno; assunto
pendente de apreciação para a assembleia seguinte; 3): Conselheiro Francisco Mendes protocolou ofício solicitando
aprovação de Pena de Advertência e Suspensão às Entidades ASCAPE e AACHP caso
não comprovassem, nessa assembleia, seu “estado de regularidade jurídica e
fiscal”; as duas penalidades – como vimos – foram aprovadas; 4): Conselheiro Francisco Mendes, que
já tinha enviado ofício por e-mail para a Comissária de Marco Legal dia 31/8/17
e, sem resposta, reapresentou-o, solicitando informações como CERTIDÃO NEGATIVA DA PGFN/RFB QUE COMPROVE A
REGULARIDADE DA ASCAPE e AACHP, Ata ou documento similar que comprove a
legalidade do ato de nomeação de seus conselheiros como representantes legais
dessas duas entidades, cópia de CNPJ e da ATA DO MANDATO vigente com registro
em cartório, entre outros dados; assunto pendente de apreciação para a
assembleia seguinte; 5): Conselheiro
Francisco Mendes protocolou ofício solicitando que a AACHP, representada por
Simone Macedo, apresente seus questionamentos por escrito sobre a contestação
dela ao Regimento Interno, pedindo ainda aplicação de sanções disciplinares
caso isso não seja comprovado pela mesma; assunto pendente de apreciação para a
assembleia seguinte; 6): Conselheiros
Francisco Mendes e Mário Castro protocolaram ofício solicitando aprovação de
sanções disciplinares a AACHP, representada por Simone Macedo, no qual pedem a aplicação
de sanções disciplinares a essa entidade titular do CPCP, com base em postagens
feitas no FACEBOOOK e no Processo Judicial nº: 2017.05.1.004318-8 que tramita
no TJDFT – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios; assunto
pendente de apreciação para a assembleia seguinte; 7): A Academia Planaltinense
de Letras, Artes e Ciências – APLAC apresentou ofício solicitando seu ingresso como Grupo de
Trabalho no Fórum de Debates do CPCP e que fossem concedidos quinze minutos de
fala durante a assembleia; o tempo foi dado, oportunidade em que seu
Presidente, Francisco Mendes (antes de ser empossado como titular), esclareceu
o objetivo de ofícios e correspondências anteriormente enviadas a esse Conselho
pela APLAC; ficou pendente a solicitação de ingresso do grupo de trabalho; 8): Também ficaram pendentes de
apreciação os ITENS II e III da Ordem do Dia aqui descrita. Esclarecemos que
esta ata não é documento oficial do CPCP nem apresenta conteúdo confidencial. Tudo
aqui relatado não é, juridicamente, enquadrado pela Legislação acima citada,
como assuntos em segredo de justiça ou de natureza sigilosa. Essa ata também não é o registro de tudo o que ocorreu na
sessão, pois priorizamos os conteúdos que tenham relevância para o interesse
público. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada essa
assembleia geral extraordinária do CPCP, aproximadamente às dezessete horas e
vinte minutos, e a mim, (cidadão em pleno gozo dos direitos políticos e residente
na Região Administrativa de Planaltina, Município de Brasília-DF, Brasil), coube
a responsabilidade de redigir essa ATA
EXTRAOFICIAL, subscrevê-la e dar-lhe publicidade junto ao Observatório do Fórum de Debates do CPCP.
Planaltina, Bsb, 14/9/2017. Ass.:
Francisco Mendes.
Esse aqui é uma Ágora DIALÉTICO-virtual para divulgar o FÓRUM DE DEBATES previsto nos ARTIGOS 10 a 13 do REGIMENTO INTERNO DO CPCP. Diz o Art. 12: "O Fórum de Debates é espaço dialógico promotor de interação e colaboração permanentes entre Poder Público e Sociedade Civil, que será constituído pelo conjunto dos Grupos de Trabalho previamente inscritos e credenciados pelo Comitê Gestor". Missão: não ser porta-voz oficial do CPCP. Finalidade: exercer CONTROLE SOCIAL sobre ação/o/missão do CPCP.
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